voltar

Cristal 2009

 champagne

País/região: França/Champagne

Produtor: Louis Roederer

Uva: Pinot Noir (60%) e Chardonnay (40%)

Teor alcoólico: 12%

Garrafas disponíveis: 750ml


Cobiçado no mundo todo, o champagne Cristal foi criado em 1876 a pedido do czar Alexandre II, notório apaixonado pelos vinhos da maison Louis Roederer. É um marco também por ter inaugurado uma nova categoria: a Cuvée de Prestige, sendo elaborado apenas em anos excepcionais. Para criar um champagne ao gosto do exigente czar, Louis Roederer empreendeu uma seleção rigorosa das melhores uvas de seus Grands Crus. O Cristal é um charmoso corte com 60% de Pinot Noir e 40% de Chardonnay, sendo 16% dos vinhos maturados em carvalho.

Tida como clássica, a safra 2009 originou um champagne sedoso e delicado, com bolhas finas e persistentes e camadas de aromas, remetendo a frutas cítricas em compota, damasco confitado e sutis notas de madressilva. Evolui para avelã torrada, alcaçuz e canela. A boca também é surpreendente, com ataque denso, maduro e sedoso e uma acidez mineral, quase mentolada. Eis um Cristal de grande finesse, com final muito puro e deliciosamente mineral e atrevido.

Vinificação: a “cuvée” Cristal é elaborada a partir dos Grands Crus de Montagne de Reims, do Vale do Marne e da Côte des Blancs. Matura em cave por 5 anos e, após o “dégorgement”, ainda repousa por mais 8 meses. A dosagem é 8g/l.

Serviço: consumir a 6°C

Share on Facebook0Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Pin on Pinterest0Email this to someone


Prêmios


Wine Enthusiast
97
2009
James Suckling
97
2009
Vinous
96+
2009
Wine & Spirits
96
2009
Wine Spectator
95
2009


Épice - Importação | desenvolvido por: Pivot 08